Segurança no trabalho é uma iniciativa de respeito à vida
- Pablo Casalle
- 4 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Em primeiro lugar é importante definirmos o que vem a ser o conceito real de Responsabilidade Social da empresa. Não devemos encará-la como um modismo ou apenas pelo lado assistencialista, mas um compromisso que começa dentro da organização empresarial, visando a obtenção contínua do bem-estar de seus funcionários e dependentes, e desta forma incentivando e investindo no crescimento pessoal, profissional e social dos empregados, o que indubitavelmente irá refletir na comunidade em geral.
Assim, verificamos que dentro do conceito de Responsabilidade Social é parte integrante a noção de proteção ao meio-ambiente, seja ele natural ou de trabalho. O empregador consciente sabe que o trabalhador, como força de trabalho, produz de forma direta e proporcional às condições que lhe são fornecidas: se o ambiente propicia segurança e conforto a produção será proporcionalmente maior. Porém se ocorre o inverso e as consequentes sequelas à saúde do trabalhador são inevitáveis, são inevitáveis também os prejuízos ao empregador, que terá de arcar com alterações constantes em sua linha de produção, acréscimo de custos, encargos sociais, e principalmente arcar com indenizações por danos causados pela omissão em manter as cautelas necessárias ao meio ambiente do trabalho.

Assim, a questão da Responsabilidade Social está intimamente ligada a questão da Qualidade de Vida.
Segundo a psicóloga Ana Cristina Limongi, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (USP), “qualidade de vida pode representar o resgate da valorização e da humanização da pessoa no trabalho, integrando todos os fatores críticos determinantes de uma boa gestão de pessoas.” Estes fatores englobam tanto os aspectos físicos do ambiente de trabalho quanto aspectos sociais referente a vida do funcionário após o expediente.
Investimentos em Saúde e Segurança Ocupacional, benefícios, comunicação interna, campanhas de conscientização têm contribuído para um acréscimo positivo na qualidade de vida dos funcionários e consequentemente na melhoria da produção.
A Engenharia de Segurança atua justamente na área de prevenção e correção dos riscos no ambiente de trabalho visando melhorias no ambiente de trabalho e valorizando de forma direta o patrimônio humano da empresa.
Commentaires